Coach ICF em Portugal

Segura a tua força! Contacte-me

Nídia Costa | Executive Coach

Do sul, donde sou

Sou Algarvia, nasci em Loulé, mas desfrutei da minha infância entre Faro, onde vivia e estudava, e Boliqueime e Olhos d’Água, onde passava férias com os meus avós.

Da advocacia para a indústria seguradora

Aos 18 anos, ainda longe da ideia de me transformar numa Executive coach, ingressei na Faculdade de Direito da nossa Universidade Católica de Lisboa depois de ter estado indecisa entre psicologia, sociologia e direito.

Mas a necessidade de contribuir para a Justiça defendendo os direitos violados “falou mais alto”, queria mesmo exercer advocacia.

E foi o que fiz por aproximadamente cinco anos. Trabalhei imenso em casos variados em diversos ramos do direito, até ter tomado consciência de que o que me tinha levado a esta profissão e me levava a exercê-la, na prática não estava a ser vivenciado. Não me sentia a contribuir para a reposição da justiça mas ao serviço do interesse do cliente e sentindo a responsabilidade de solucionar o seu problema, como se a chave estivesse na minha mão.

Mixed feelings

Abriu um concurso na Seguradora Allianz para gestor de sinistro automóvel ( na altura Portugal Previdente) e concorri, tendo acabado por ser uma das selecionadas . Decidi deixar a advocacia, num misto de alívio mas também de tristeza por me sentir da área.

A mesma área por 18 anos...

Depois da Allianz, ingressei na Seguradora Alemã Gerling Konzern Allgemeine por 5 anos (como coordenadora) e, seguidamente, na Seguradora Americana Aig por 13 anos ( como diretora), sempre na mesma área - responsabilidade civil. E o que gostei e gosto desta área!

Foram 18 anos cheios de experiência, de muitas aprendizagens a vários níveis, de contacto com várias geografias, culturas e equipas internacionais de diferentes nacionalidades. Aprendi muito com pessoas fantásticas, com grandes líderes internos e externos, com vários tipos de pessoas, com clientes das mais variadas indústrias do nosso tecido empresarial, com colegas, com a diversidade, com as mudanças.

O percurso na área atual

Constelações familiares

O motivo que me levou a conhecer esta abordagem foi pessoal, do foro familiar mesmo.

Teve um impacto tão grande que, a partir daí, comecei a querer saber mais sobre algo que parecia tão poderoso quanto assustador para o iniciante.

Comecei a estudar, a aprender em formações e hoje, que sou uma consteladora é um modo de vida, a aplicação da filosofia subjacente às constelações familiares e observo as mudanças em mim, na família, na vida, na força que sinto e nos efeitos que tenho presenciado.

Mudança de rumo - Coach ICF Portugal

Mas foi no final de 2016 que saí da empresa onde tive muito orgulho de pertencer e trabalhar e iniciei uma nova fase, incluindo tudo o que aprendi, fiz, estudei, trabalhei.

Esta nova fase, implica estar focada em apoiar e facilitar processos de desenvolvimento pessoal do outro, de estar ao serviço do bem estar e do progresso das pessoas, quer na área empresarial, quer na área pessoal.

Foi quando investi no coaching, primeiro como cliente e depois na formação profissionalizante para Coach. Um coaching transformacional, levou-me a lidar com esta grande mudança e a querer ser uma Coach ICF em Portugal e colocar-me do outro lado , para apoiar e desafiar, desta feita como Coach profissional, incluindo Executive Coach.

Mentoria para profissionais ambiciosos

A mentoria, na atividade seguradora, em responsabilidade civil (responsabilidade civil geral empresas e ambiental), acaba por surgir naturalmente e em complemento, pois há um know how adquirido em 20 anos, aprendi e trabalhei com profissionais que eram uma referência mundial na área, que pode e deve ser disponibilizado àqueles que procuram reforçar e progredir nas suas competências profissionais, técnicas ou comerciais.

Direito Sistémico

No ano passado, surgiu a oportunidade de conhecer com mais profundidade na prática, um tema que já me atraía muito - o Direito sistémico.

Esta nova forma de aplicar o Direito, está ao serviço da reconciliação. Implica uma nova forma de olhar para o conflito, desde outra perspetiva, mais ampla, inclusiva, mais leve, fortalecendo os profissionais e as pessoas, buscando a solução na origem para esse conflito não apenas jurídico mas também, emocional, familiar, social.

Criação de parcerias

Tenho descoberto o quanto gosto de participar e colaborar desde o meu papel, nos processos de desenvolvimento pessoal e contribuir para o progresso, bem estar e felicidade do outro, de acompanhar o outro, de criar parcerias, com respeito por tudo o que o outro é, decide e faz, quer através de uma abordagem sistêmica Hellingeriana, quer do coaching, quer da mentoria.

Os meus contactos

Terei todo o gosto em falar consigo sobre os serviços que disponibilizo. Para tal, pode contactar-me via WhatsApp, via email nidiabritodacosta@gmail.com ou preenchendo o formulário abaixo.

TOPO